segunda-feira, outubro 24, 2011

5ª viagem- França.



França, localizada no Oeste da Europa.

 A área total da França é de 543.965 km², dividida em 22 regiões e 96 departamentos.


 + 4 horas em relação à Brasília





CLIMA DA FRANÇAtemperado oceânico, mediterrânico.

Clima alpino in Savoie (observe um íbex à esquerda).

Vegetação mediterrânea (lavanda) em Provença.

Vinhedos de Alsácia perto de Châtenois.

Na França há quatros tipos de climas distintos, na região oeste (litorânea) incide o clima temperado, a região de Brest é um exemplo da ocorrência de  invernos suaves, verões frescos e alto índice pluviométrico. No interior da França, o clima é continental, os verões são quentes e os invernos rigorosos com baixa incidência de chuvas.


Nas áreas mais elevadas, ocorre o clima montanhoso, onde o inverno é mais longo e frio. Há grande precipitação de neve. No sul francês, o clima é mediterrâneo com verões secos e quentes, com poucas chuvas durante o ano, enquanto que o inverno é menos frio do que nas montanhas.

4ª viagem- Rússia.



Rússia, um país de extremos.



A Rússia é localizada uma parte no Leste europeu e outro no Norte da Ásia.


FUSO HORÁRIO:  + 6 horas em relação à Brasília




A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com a Rússia possua vários climas diferentes. A temperatura média anual é de 5,5 graus centígrados.


A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos -40°C ou -50°C, às vezes chegando aos -60°C ou até menos. A Sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos.

Climograma de Moscou

A Rússia é atravessada por quatro climas, ártico, subártico, temperado e subtropical. A ordem das estações pode ser classificada assim: Inverno longo e nevoso - Primavera temperada - Verão curto e quente - Outono chuvoso e varia muito ao longo do território russo.


3ª viagem- Canadá.



Canadá, a parte setentrional na América do Norte.




O Canadá tem 9.970.610 km² de extensão territorial, o que o torna o segundo maior país do mundo depois da Rússia. O Canadá possui seis fusos horários de Leste a Oeste.


 Além dos litorais do Atlântico e Pacífico, o Canadá tem uma terceira costa no Oceano Ártico, o que faz dele o país de maior costa do mundo.




O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitações variam de acordo com a região e a estação.


Enquanto as temperaturas do norte vão acima de 0 C por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vivem dentro da faixa de 300 Km da fronteira meridional do país, onde as primaveras amenas, verões quentes e outonos agradavelmente frescos prevalecem durante pelo menos 7 meses por ano.






Ao longo dos séculos, os canadenses aprenderam a prestar atenção ao seu clima variável e a se proteger contra as excentricidades climáticas. Não obstante as modernas inovações que proporcionam proteção contra os extremos de calor e frio (remoção de neve, shopping centers com calefação ou ar condicionado, meios de recreação interna e complexos de escritórios interligados por passagens internas), um forte sentimento de respeito pela natureza persiste entre os canadenses. De um modo geral, os canadenses tendem a desfrutar as diferentes estações e a beleza inerente a cada uma delas.




domingo, outubro 23, 2011

2ª viagem- Finlândia

           Finlândia, localizada ao norte do território Europeu










não é muito conhecida e foi extamente esse o motivo que nos levou a falar dela !
          O inverno  lá  é muito rigoroso, então é melhor não ir para lá  se não quiser sentir um frio de até TRINTA graus abaixo de zero e dependendo da região até SETE mêses de inverno e 53 dias de escuridão !
      Já o verão é o oposto, a temperatura  pode chegar a trinta graus e o Sol brilha durante 73 dias, sem se pôr, o famoso Sol-da-meia-noite ! 






 Esses longos dias de escuridão e Sol só acontecem porque parte do território norte da Finlândia se localiza no Circulo Polar Ártico.

Se pretende ir à Finlândia com certeza o verão é a melhor época ! Você poderá apreciar as festividades típicas de verão 
e a beleza do Sol que nunca se pôem por alguns dias ! Sem contar que há muitos lagos na Finlândia


e também muitas florestas !

E uma tradição muito comum entre os finlândeses é a Sauna, que você também poderá apreciar ! Lá ela é usada até para discutir negócios e até pequenos apartamentos possuem saunas ! Bem exótico não ?!
    
      

O que poucos sabem também é que é lá "terra do Papai Noel ", ele tem uma casa e recebe até cartas e e-mails de crianças fazendo seus pedidos !






1ª Viagem-Japão

   Japão;
 um país do continente asiático,

  

 












           














conhecido por sua rica cultura; maravilhosa culinária,




                                                                                         comida japonesa

                        educação rígida e tradicional, repleta de rituais complexos.




                                               cerimônia do chá
                         

 Atualmente também conhecido por sua cultura pop; animes (desenho animado),  mangás (quadrinhos), música e um estilo diferente de se vestir adotado pelos adolescentes    




                                                                   

















e infelizmente pelo incidente na usina núclear de Fukushima causado pelo tsunami, que foi precedido por  um terremoto.


                                                        usina nuclear de fukushima após o acidente
                  Tem como caracteristica as cerjeiras, árvores de flores rosa-avermelhadas ou brancas, que desabrocham na primavera. Estação marcada por chuvas leves e anticiclones migratórios e ciclones extratropicais que começam a se aproximar do país.
  












 
 árvore de cerejeira com flores brancas












   
                                                                                    árvore de cerejeira com flores rosa
A primavera no Japão é marcada pelo desabrochar das flores das árvores;  primero a ameixaira, 
                                           flor de ameixeira

 seguida pela cerejeira e logo depois as folhas e brotos nascem.
         Na primavera os japoneses costumam visitar templos e parques, para fazer  piqueniques em baixo dessas belíssimas árvores floridas, e apreciando festivais.
Para quem gosta de história sugerimos que visitem a cidade de Okazaki para assistir a Parada Leyasu,as margens do Rio Oto, que conta a história do xogunato Tokogawa ( parte do período mediaeval do Japão, com sua guerra civil) em forma de teatro, muito interessante !





                                                                                   festival de Leyasu
                          
  Entre a primavera e o verão; uma estação muito quente e úmida,com temperaturas que podem passar dos 38 graus devido a Massa de Ar do Pacífico Norte, a mais quente do mundo, há um período de chuvas intensas, que é conhecido como "Baiu", é muito importante para os agricultores e ocorre em todo o país com exceção da província de Hokkaido.
Província que é conhecida também pelo seu Festival de Neve que o corre no inverno, no mês de fevereiro. na cidade de Sapporo. 
       Ocorre des de 1950 e atrai visitantes do mundo todo com intenção de ver as belíssimas esculturas de gelo e neve que contam também com iluminação noturna, espalhadas pelo Parque de Odori.



 













                                                            esculturas e shows no festival de neve de Sapporo
 
 
 Além das baixímas temperaturas que ocorrem principalmante no centro e norte do Japão no inverno e  que já chegaram a 41 graus negativos devido a chegada da Massa de Ar da Sibéria, a mais fria do mundo, essa estação também é seca e conta com uma grande quantidade de neve, que é provocada pelo vento seco que ao cruzar o Mar do Japão fica carregado de nuvens de neve que quando encontram as cadeias de montanhas japonesas ficam ainda mais espessas.
Porém o sul tem a temperatura mais agradável e é raro que chegue abaixo de zero. 
          O natal no Japão ocorre no inverno, e é realmente uma grande confraternização, porém 
diferente da do Brasil. Lá o Natal é uma época para se pasar com os amigos e comer um tradicional bolo de morango com chantilly
 já que para eles é apenas um feriado sem a conotação religiosa do Brasil( a maior parte da população é de religião xíntoista ou budista ).

No outono quando a Massa de Ar do Pacífico Norte que veio com o verão começa a deixar o país as árvores da região norte começam a perder o verde de suas folhas, que se tornam vermelhas e laranjas e o clima começa a ficar instável,porém é mais fresco e agradável que o verão  e ainda não tão frio quanto o inverno.

Esses climas com características marcantes que se diferenciam muito um do outro ocorrem no Japão porque ele se encontra na zona climática temperada, que proporciona essa grande variedade de climas !